Todo gerente, lojista ou dono de negócio sabe que existem produtos que vendem melhor ou pior dependendo da época do ano. No entanto, alguns clientes buscam a mesma coisa, não importa quando. Além disso, datas comemorativas e produtos como frutas e legumes com safras específicas podem dificultar muito o trabalho de quem faz a gestão de estoques.

Por isso, neste post, vamos mostrar como administrar a sazonalidade ao gerir as provisões, gerando economia e dinamizando as relações de compra e venda do seu negócio. Acompanhe!

Fique atento aos períodos de sazonalidade

Quando é que determinados produtos começam a vender mais? Quando a procura começa a diminuir? Essas perguntas são fundamentais para identificar os períodos de sazonalidade de cada produto. Principalmente quando falamos de itens relacionados a datas comemorativas, ter consciência de quando a procura por eles começa e quando termina é essencial para prover sua loja com aquilo que os clientes buscam e não correr o risco de, na hora em que eles perguntarem por tal produto, não ter em estoque.

Conheça o passado para planejar o futuro

Um dos modos de prever quando as vendas de determinados itens começam e terminam é olhar para o histórico das vendas nos últimos períodos sazonais deles. Por isso, se você ainda não o faz, é bom começar a registrar um histórico detalhado de cada venda de modo que seja fácil recuperar esses dados e gerar, por exemplo, gráficos com os períodos de maior procura, a quantidade vendida naquele período, entre outras coisas interessantes na hora de planejar o estoque para o próximo período sazonal.

Faça da tecnologia uma aliada da gestão de estoques

Seja para registrar dados de histórico de vendas ou fazer previsões do próximos períodos sazonais, a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de estoques. Procure sempre conhecer aplicativos e softwares que possam lhe ajudar com essas operações. Um histórico de vendas que precise ser preenchido manualmente por um funcionário, por exemplo, pode ficar facilmente impreciso caso ele esqueça de adicionar uma transação. Por isso, busque modos de automatizar de forma simples a geração desses registros para que os dados não se percam e seu planejamento de estoques seja cada vez mais eficiente.

Tenha uma boa relação com seus fornecedores

Para que a gestão de estoques sazonais funcione bem, é fundamental manter uma boa relação com fornecedores. Assim como você, ele também deve estar atento à sazonalidade dos produtos. Quando isso acontece, é possível que sua empresa consiga negociar preços e condições de compra melhores se estiver ciente das necessidades do seu estoque para a temporada.

Tendo tudo planejado previamente e negociado, você permite que seu fornecedor também se planeje para atender seu pedido e consiga, por exemplo, descontos em matérias-primas ou outros produtos necessários para atender a sua demanda, o que pode reduzir muito os custos de produção dele e melhorar o preço de venda para você!

Viu como não é tão complicado fazer uma boa gestão de estoques? Então não deixe de conferir nosso post sobre como contratar um funcionário temporário.