Transformar a loja em um local prático, que facilite a identificação dos produtos, querido pelos clientes e estimulante para compras que nem estavam no planejamento é o sonho de muitos PDVs. Desse modo, tanto o cliente quanto a empresa saem extremamente satisfeitos. É para isso que existe a perfect store.
Seu objetivo é engajar os shoppers, o que vai além da simples atração de clientes. É preciso investir na efetividade do ambiente para que eventuais consumidores se tornem frequentadores assíduos do PDV.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial no qual você descobrirá o que é uma perfect store, quais são os seus indicadores essenciais e como colocá-los em prática. Fique conosco e aproveite a leitura!
O que é perfect store?
A perfect store, ou loja perfeita, é o resultado proveniente de um trabalho de atração e de conversão realizado no ponto de venda. O objetivo é fazer com que a experiência do cliente (shopper) seja perfeita desde quando ele entra na loja até o momento de sua saída.
A disposição dos produtos, assim como a organização do lugar e os preços, devem incentivar a compra. Mas não para por aí. A estratégia só atinge sucesso quando serve para engajar e fidelizar os clientes. Para isso, a experiência precisa ser fácil, prática e agradável.
Qual é a sua importância nos dias atuais?
Você já deve ter vivido a sensação de entrar em uma loja e ser conduzido à compra sem que alguém precisasse forçar a venda. É como se a aquisição fosse intuitiva: você chega ao lugar, se sente bem, sabe onde encontrar o que precisa, aproveita os preços e até acaba levando algo a mais do que o planejado.
Essa é a jornada perfeita para o PDV! O cliente encontra o que procura, com produtos sortidos, disponibilidade na gôndola e precificação adequada. A empresa, por sua vez, aumenta seu ticket médio, alcançando a satisfação do público.
Quais são seus indicadores essenciais?
Planejar a estratégia ideal para a perfect store exige certo entendimento sobre aquilo que realmente atrai o shopper. Cada loja e segmento de atuação trabalhará com um público-alvo diferente e, por essa razão, precisará conhecê-lo.
A metodologia mais indicada é aquela que une diferentes práticas para complementar a estratégia geral. Desse modo, otimiza-se a jornada de compra. Para identificar quais são elas, é essencial utilizar alguns indicadores, como:
- preço — a estratégia promocional deve estar visível ao shopper, de modo que ele consiga identificar os preços com facilidade;
- ponto extra — é preciso investir em pontos extras e em cross merchandising para ganhar certa visibilidade para a marca;
- share de gôndola — parte do negócio diz respeito a se certificar de que o que foi acordado está, de fato, sendo cumprido pelos pontos de venda.
Como colocar esses indicadores em prática?
Para começar, é preciso focar em entender o comportamento dos diferentes clientes em cada canal utilizado, dentro de cada categoria. Desse modo, você saberá o que leva os clientes a comprar e o que poderia reduzir o tempo de decisão deles.
Assim, é possível construir KPIs com base em todo esse entendimento, facilitando o alinhamento dos objetivos ao atingimento das metas do negócio. Para isso, basta utilizar algumas ferramentas disponíveis no mercado para captar informações, como APPs ou os próprios promotores.
A partir de então, é preciso treinar o time comercial, os promotores e os distribuidores para que utilizem o modelo escolhido, criar estratégias de remuneração variável para as equipes comerciais e de merchandising e realizar uma auditoria externa que valide a metodologia.
Como você pôde ver até aqui, na perfect store o cliente sempre sai satisfeito, tanto com o produto quanto com a sua experiência de compra. Mais que a simples aquisição, o PDV deve agregar valor ao negócio, tornando-se competitivo e dando visibilidade à marca.
Se você gostou de descobrir mais sobre perfect store, não deixe de aprimorar as suas estratégias. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!