Imagine se você pudesse descobrir o melhor lugar para colocar o seu ponto de venda e o modelo que faria mais sucesso com o seu público naquele espaço? Isso já é possível para as empresas que têm adotado o geomarketing para PDV.

Neste texto você aprenderá o que é essa estratégia, quais são suas vantagens e como ela pode ser usada em um ponto de venda. Quer conferir tudo isso? Então, continue a leitura!

O que é geomarketing?

Geomarketing é uma técnica que foca na localização dos seus futuros consumidores para elaborar estratégias personalizadas que, consequentemente, conversarão melhor com o público e resultarão em mais vendas.

Mas como é possível obter esses dados? Eles são captados pelas informações emitidas pelo GPS ativado nos celulares e pelo endereço de IP dos aparelhos. Dessa forma, mostram onde o usuário está, em tempo real.

Utilizando essa ferramenta você conhecerá melhor os hábitos dos clientes e saberá quais locais eles costumam frequentar. Ter essas informações trará uma enorme vantagem competitiva, já que você poderá realizar campanhas de marketing tanto para os ambientes online quanto para os espaços offline que o seu público utiliza.

Como usar o geomarketing para PDV?

A principal razão para essa técnica ser utilizada na estratégia de PDVs está no fato de que você poderá colocar os seus pontos de venda justamente nos locais que o seu público frequenta — informação obtida pelo geomarketing.

A estratégia também pode ser utilizada para o mapeamento da sua concorrência. Assim, você saberá como outras empresas estão atuando e onde estão instalados os seus pontos de venda. Essas informações também podem ajudar a decidir sobre o local ideal para adicionar um PDV.

Algumas empresas até mudam o preço dos seus produtos a depender do país ou estado no qual seus itens serão vendidos. Entretanto, é preciso considerar outros fatores, como o objetivo da empresa e a viabilidade financeira da estratégia.

Como colocar uma estratégia de geomarketing em prática?

É possível utilizar o geomarketing para visualizar informações sobre indivíduos que habitam determinada região. Ao verificar dados como renda média e faixa etária das pessoas que vivem em um bairro ou rua específica, você poderá adaptar o PDV existente para aquela realidade ou adicionar um novo que já traga essas melhorias.

Se a sua empresa lançar um produto, redirecione a nova campanha para os PDVs das regiões onde vivem ou frequentam as pessoas que comprariam o item. Por exemplo: se o lançamento envolver artigos de uma linha infantil, procure priorizar PDVs em locais frequentados por grandes famílias ou por casais com crianças pequenas, como é o caso dos bairros residenciais.

Assim, com a adoção do geomarketing para PDV a estratégia será bem sucedida. Afinal, você poderá montar pontos de venda que realmente conversarão com o público daquela região, aumentando a chance de finalizar vendas.

Quer saber quais são as outras tendências de visual merchandising para turbinar os seus pontos de venda e loja física? Leia o nosso post sobre o assunto e saia na frente da concorrência!