Períodos de testes gratuitos em softwares, prova de roupas nas lojas de departamento, tests drive, etc. Você já conhece essas estratégias há algum tempo, o que você talvez ainda não saiba é que existe uma solução semelhante utilizada para os itens de consumo rápido: o sampling de produtos.

As pessoas gostam de consumir aquilo que é bom, especialmente depois que surgiram tantas opções e variedades de marcas no mercado. Por isso, o sampling surgiu como um método de conquista de clientes, uma alternativa para diminuir riscos para o consumidor e melhorar o relacionamento com ele.

Fique conosco e descubra mais sobre o sampling de produtos. Entenda a sua importância para as empresas, as suas melhores práticas e os principais resultados alcançados por meio dessa estratégia. Boa leitura!

O que é o sampling de produtos?

sampling funciona como uma amostra grátis. Simples assim. Essa já é uma estratégia bastante conhecida, no entanto, muitas marcas a utilizam apenas durante os períodos de lançamento de um produto. O problema é que esse é um verdadeiro desperdício do potencial do método.

Distribuir amostras gratuitas de produtos que já estão rodando há algum tempo pode ser uma ótima forma de melhorar a relação dos clientes com a marca. Isso ajuda a manter uma percepção de confiança e generosidade, além de contribuir para que a marca esteja sempre “na ativa”, ou seja, presente.

Sua importância é enorme e existem diferentes práticas para ajudá-lo. Continue lendo e descubra!

Qual é a sua importância para as empresas?

sampling de produtos é uma das estratégias mais tradicionais (e antigas) do mundo. Mesmo assim, continua sendo bastante efetiva. Se você adotar o método do “experimente primeiro e leve depois”, pode alcançar facilmente um nível mais alto de credibilidade junto ao consumidor.

Com isso, você demonstra tanta confiança na qualidade do seu produto que será difícil encontrar resistência para vendê-lo. Além desse benefício incrível, sua empresa ainda consegue comprovar que a marca é realmente boa, aproximando-se ainda mais dos potenciais clientes.

Por fim, você ainda reduz significativamente o risco de insatisfação do seu público-alvo. Se os consumidores experimentam o produto antes de comprá-lo, sabem exatamente o que estão levando para casa, sem enganação ou margem para decepções.

Quais são as melhores práticas de sampling?

Conheça as principais práticas de sampling de produtos que podem ajudar a aumentar suas vendas.

1. Enviar amostras por correio

Esse é um ótimo método de levar seu produto até o consumidor de forma totalmente cômoda para ele. Você pode combinar essa prática com estratégias simples, como divulgar suas amostras nas redes sociais ou por e-mail, lincando para o site da sua empresa.

2. Montar estandes de distribuição

Os estandes são ótimos para realizar a distribuição e exposição de amostras de forma organizada e cativante. Isso pode ser realizado nos próprios pontos de venda do produto ou em estabelecimentos parceiros.

3. Distribuir amostras em eventos

Os eventos são bons aliados para a prática de sampling, afinal, permitem uma abordagem sutil e amigável, contribuindo para a imagem da marca. Em alguns casos, você pode aproveitar para surpreender os consumidores.

Quais são os principais resultados obtidos por essa estratégia?

Dependendo do objetivo do sampling, você pode trocar as amostras por ações importantes, por exemplo:

  • avaliações do produto;
  • cadastro na lista de e-mail da empresa;
  • descontos para as próximas compras.

As possibilidades são diversas. Em alguns casos, você pode utilizar usuários de redes sociais como influenciadores para o consumo de seus produtos, sem restringir esse benefício apenas às figuras públicas. Lembre-se: o objetivo é tornar a marca confiável e próxima do consumidor.

Se você gostou de saber mais sobre sampling de produtos, divida essas estratégias com os seus contatos. Compartilhe este post nas suas redes sociais!