O trade marketing é uma estratégia utilizada de empresa para empresa, para atender às necessidades do comprador de um produto. Ela é realizada por meio de práticas adotadas pela indústria para aumentar as suas vendas nos canais de distribuição. Por isso, é importante ficar atento às tendências em trade marketing para não perder nenhuma oportunidade.

Dessa forma, é possível alcançar os objetivos da empresa, buscando entender o mecanismo dos canais pelos quais os produtos são distribuídos, conhecer as pessoas que os vendem, quem os compra e, finalmente, quem os consome. O grande desafio é alinhar o excesso de informações para utilizá-las de maneira eficiente e entregar valor para a marca no ponto de venda (PDV).

Se você quer descobrir como fazer isso, fique conosco. Confira as principais tendências em trade marketing e alcance seus resultados. Boa leitura!

Business Intelligence

Imagine transformar os principais indicadores de mercado em ações efetivas, capazes de alavancar as vendas e tornar os consumidores cada vez mais engajados com o seu produto! Isso é possível por meio do Business Intelligence (BI).

Esperar que um problema de ruptura ocorra para reagir a ele não é a decisão mais acertada a tomar. Hoje, o mercado conta com diversos recursos e soluções que permitem utilizar dados de campo para direcionar os próximos passos do negócio. Dessa forma, as informações fornecidas pelos promotores de venda podem ser usadas para prevenir falhas.

A agilidade do BI torna os processos mais eficientes e precisos. Relatórios que, antes, eram recebidos após o fechamento mensal, agora podem ser consultados em tempo real, permitindo ajustar tudo o que for necessário o quanto antes.

Geo-inteligência e roteirização otimizada

Outra das tendências em trade marketing é a otimização das rotas de promotores. Se a regra é aperfeiçoar todos os processos, é preciso estar atento também à roteirização. Para isso, os aplicativos de trade estão se tornando cada vez mais comuns (e obrigatórios) para a eficiência das entregas.

Essa solução contribui desde a gestão do setor até a operacionalização do serviço, ajudando a reduzir custos e a alcançar bons resultados de venda. Com uma solução integrada, fica mais fácil atender aos prazos, compartilhar informações com rapidez e gerar bons resultados de venda.

Interação no PDV com aplicativos 

Entre as tendências em trade marketing está a interação no PDV com aplicativos. Essa é uma forte estratégia para estimular o consumo e o relacionamento dos consumidores com a marca. Um exemplo interessante é a gamificação utilizada pela rede de cafeteria Starbucks, que pontua os clientes de acordo com a compra de produtos e, depois, gera benefícios como descontos.

Isso tudo serve para tornar o PDV mais atrativo e motivador para o consumidor. Para melhorar o ponto de vista do cliente, é essencial investir em uma experiência agradável, que o conecte com a sua marca.

Como você viu, é preciso ousar, inovar e adotar as tendências em trade marketing para manter as vendas em alta. A Adilis pode te ajudar nesse sentido, pois está há mais de 20 anos entregando resultados e oferecendo soluções inteligentes para seus clientes!

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