Você é do tipo que está sempre à procura de técnicas para aumentar os lucros do seu negócio? Acreditamos que sim! Então, já ouviu falar sobre a eficiência do merchandising no ponto de venda (PDV)? Essa estratégia, se bem-feita, eleva os rendimentos de uma empresa.
No entanto, o que é esse tipo de divulgação? Como implantá-la em sua organização? Acompanhe nosso post!
O que é merchandising no ponto de venda?
Talvez você já tenha presenciado a seguinte situação: uma empresa compra uma determinada quantidade de um produto, acreditando que terá uma boa vendagem, mas o contrário acontece. Para resolver isso, a equipe de trade marketing investiu na publicidade do item, porém, sem sucesso. O que houve de errado? O modo como o merchandising no ponto de venda foi feito estava deficiente.
Com base nessa história, podemos aprender duas coisas. A primeira é o que significa esse tipo de divulgação, ou seja, são técnicas de marketing aplicadas no ponto de venda que visam a influenciar a decisão de compra dos consumidores.
E o segundo aprendizado refere-se à forma como essa publicidade deve ser feita. Ela deve não só chamar a atenção para um produto, mas também despertar o interesse do cliente e proporcionar uma experiência única e incrível de consumo. Fazendo assim, fica mais difícil o encalhamento, o desperdício e a baixa venda de um item.
Como ter uma boa estratégia de divulgação?
A equipe de trade marketing citada no tópico anterior percebeu que precisava melhorar as suas táticas comerciais. Confira, a seguir, boas práticas para tal:
1. Invista em experiências sensoriais
Nossos cinco sentidos são fortes influenciadores do pensamento. Não é de hoje que os profissionais de propaganda sabem disso, é por isso que a publicidade é cheia de técnicas que mexem com o sentido humano.
Como sua empresa pode fazer o mesmo? Use as cores para atrair os olhares dos clientes. Por exemplo, se o produto é para estimular o apetite, utilize a cor vermelha nas placas de divulgação e em imagens ilustrativas.
2. Aposte em temas e decorações
Elaborar uma decoração temática é uma excelente e criativa estratégia. Mas como fazer isso? Fique atento aos produtos sazonais, aos infantis e aos lançamentos. Vamos exemplificar: digamos que chegou a estação do verão e a empresa quer vender uma nova marca de filtro solar. Pense: qual é o melhor cenário para esse ponto de venda? Algo que remeta ao clima praiano, certo? Sendo assim, imagens de praias, banhistas, sol e coqueirais serão bem-vindas, e um efeito sonoro que lembre o barulho das ondas atrairá olhares para o PDV.
3. Entregue amostras grátis
Dar a possibilidade de testar a qualidade de um produto é uma forma de encantar e fazer o cliente realizar a compra. Caso o item seja para o consumo, um balcão de degustação é uma boa opção.
Por outro lado, os samplings (amostras grátis) são ideais para a divulgação de cosméticos, por exemplo. Às vezes, o cliente adquire algo que nem precisava só porque recebeu uma amostra do item.
4. Acompanhe o processo de venda
É preciso observar se as práticas implantadas no merchandising do ponto de venda estão surtindo efeito. O modo mais usado para fazê-lo é checando o volume de compras de um item.
Entretanto, uma pesquisa de satisfação do cliente e o feedback dos promotores internos são boas ferramentas para indicar melhorias no PDV ou uma mudança na estratégia de vendas.
5. Qualifique os funcionários
Um dos pilares da publicidade do PDV é a qualificação dos funcionários, uma vez que esses profissionais terão um contato direto com os clientes e sua palavra tem um forte peso na decisão de compra do consumidor.
Por isso, a equipe de vendas deve ser treinada para melhorar suas habilidades e refletir a cultura e a linguagem da empresa nos tratos com os clientes. Talvez seja preciso contratar uma instituição especializada em trade marketing para realizar esse treinamento com mais eficiência.
Sendo assim, aplique as técnicas sugeridas neste artigo e tenha certeza de que colherá bons resultados para o seu negócio.
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