O processo até a decisão de compra envolve várias etapas e reflexões. Por isso, é tão importante utilizar estratégias de comunicação, como o design de embalagem.

Sabendo o quanto o assunto é primordial para o aumento das suas vendas, preparamos este post abordando a sua definição, os principais pontos para o seu desenvolvimento e a sua importância na decisão de compra. Confira!

O que é design de embalagem?

Na maioria dos casos, é no ponto de venda que ocorre o primeiro contato de um consumidor com a marca e o produto. Porém, para se diferenciar da concorrência, é preciso uma imagem chamativa e agradável. Mas como fazer isso? Por meio de um design de embalagem que apresente coerência e clareza de informações, para se destacar de tantas outras opções.

Como desenvolvê-lo de forma estratégica?

Contemplar uma embalagem sofisticada e moderna é uma das estratégias em que uma empresa deve apostar para alcançar atuais e futuros clientes. Mas, para isso, é preciso uma equipe qualificada e criativa, além de alguns pontos fundamentais que apresentamos abaixo. Confira.

Produto

A embalagem é a primeira e melhor expressão do que você pretende oferecer ao público. Por isso, não é possível desenvolvê-la de maneira estratégica sem conhecer seriamente a mercadoria. Afinal, é a partir dessa imersão que podemos definir suas principais características, diferenciais competitivos e atributos — dados que precisam ser levados em consideração na hora da criação.

Consumidor

Para quem você deseja vender? Ter em mente o perfil de quem compra e utiliza o produto é essencial para determinar uma comunicação concreta por meio da embalagem. O comportamento do consumidor, seus hábitos de compra e a motivação que o leva a escolher por uma mercadoria e não outra devem ser repassados à equipe de criação, que deverá utilizá-los a favor da sua marca.

Mercado

Compreender o mercado de atuação, os principais objetivos a serem alcançados e os maiores concorrentes do meio pode evitar que erros básicos sejam cometidos. Essas diretrizes fornecem informações relevantes para a equipe, que desenvolverá o projeto sabendo quais as embalagens mais comuns para o segmento e como torná-la ainda mais atrativa.

Concorrência

Se o produto não conseguir competir com a concorrência, de nada adiantará um design de embalagem bem elaborado. Sendo assim, compreender as circunstâncias do mercado é muito importante para o seu desenvolvimento. Além disso, pode-se levar em conta o ponto de venda e a sua linguagem visual, para poder aproveitar ao máximo o ambiente.

Posicionamento das gôndolas

Após a criação da embalagem, surge um novo desafio para a mercadoria, que é ser vista e desejada pelo cliente. Para isso, é imprescindível manter a organização das gôndolas no ponto de venda e dar visibilidade ao produto em meio à concorrência de informações.

Por que essa estratégia é tão importante?

Ao longo do tempo, o público passou a consumir artigos de acordo com a confiança e familiaridade em sua aparência. Devido a isso, a embalagem passou a ser tão importante quanto o conteúdo, tornando-se muito significativa no contexto de vendas. Afinal, é preciso chamar a atenção em meio a inúmeros concorrentes nas gôndolas e estantes de supermercados e estabelecimentos em geral.

Em um momento de alta disputa, principalmente no PDV, o design de embalagem pode ser uma peça fundamental para fazer a diferença e despertar o interesse do público. Nesse âmbito, a imagem deixou de ser apenas mais um detalhe, passando a ser fundamental para promover os atributos e os diferenciais do produto.

Gostou do tema deste post? Para saber mais sobre como promover a sua marca no PDV, sugerimos a leitura de outro texto em nosso blog: “Marketing promocional no PDV: conheça 4 ações”.