Vender é o objetivo de quase todo empreendedor, não é verdade? Para isso, é preciso partir da comercialização dos seus produtos ou prestação de serviços que gerem um bom resultado financeiro para o comércio. Desse modo, criar uma campanha de incentivo de vendas é uma forma interessante de prospectar novos clientes, alavancar as receitas e criar mais oportunidades de geração de caixa para o comércio.
Neste artigo, vamos revelar algumas dicas que podem ajudá-lo a colocar esses projetos de incentivo em prática. Então, não perca tempo e veja todas as informações até o final. Vamos lá?
Quais as vantagens de fazer uma boa campanha de incentivo de vendas?
Em primeiro lugar, é preciso tratar dos pontos que estão por trás de uma boa campanha de incentivo de vendas, como os prêmios que podem ser dados nesses projetos. Afinal, eles podem ser tanto psíquicos (não tangíveis) quanto físicos (tangíveis). Ou seja, o cliente pode ou não receber alguma bonificação na forma de produtos.
Não se pode negar que um bom programa de incentivo tem um poder relevante para motivar a equipe e alavancar as vendas. Premiar os colaboradores que estão comprometidos com o crescimento do negócio tende a gerar bons frutos por muitos e muitos anos.
Entre os inúmeros benefícios da aplicação de uma boa campanha de incentivo de vendas, destacam-se:
- reativação de contas;
- prospecção de novos clientes;
- estender uma área de distribuição;
- diminuir o tempo de fechamento da venda;
- ajudar os vendedores a desenvolverem as suas técnicas;
- encontrar novos prospects;
- reduzir custos decorrentes das vendas.
Agora que você compreendeu um pouco mais como uma campanha de incentivo de vendas pode levar as empresas para um outro patamar, veja alguns cases de sucesso logo abaixo!
Ninho: Taça Gol de Placa
A Nestlé procurou promover o seu produto Ninho premiando quem tinha os melhores lances quando o assunto era boas vendas. Os colaboradores receberam a campanha em apresentações PDF ou via e-mail marketing. Com isso, tinham um incentivo mensal, que foi dado por meio de cartões de crédito para serem utilizados como quisessem, além do recebimento de troféus customizados.
Vigor: Espalhe Vigor Pelo Brasil
Outra campanha de incentivo de vendas muito bem planejada em que o colaborador que conseguisse mais pontos tinha direito a ganhar mais prêmios. Foi criado também um ranking de acordo com as pontuações obtidas. Entre as bonificações para os vencedores estavam viagens.
Quais as melhores práticas para campanha de incentivo vendas?
Aqui, planejamento é a palavra fundamental. Deve-se estabelecer um bom programa, contar com a opinião e participação dos colaboradores e treinar os vendedores. Com isso, adaptações podem ser feitas para que a campanha atinja o seu objetivo principal: vender.
Outro caminho interessante é distribuir cotas de participação na receita para cada vendedor. Para que a campanha tenha sucesso, é importante ter clareza nas metas e divulgação de resultados.
Deu para notar que uma campanha de incentivo de vendas podem ter vários formatos, de acordo com a estratégia do negócio. Pesquise, analise e defina qual a melhor estratégia para o seu caso, tendo sempre em mente os objetivos a serem alcançados.
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