Você sabe como calcular o ROI do trade marketing? Entender essa métrica é essencial para analisar quais ações serão mais vantajosas para a sua empresa. É por meio de uma análise do Retorno de Investimento que será possível alcançar resultados pontuais para a companhia.

Quer saber mais sobre a importância dessa métrica e como calculá-la? Então, continue lendo este post e confira até o fim.

O que é ROI?

O ROI (Return On Investment) — também conhecido como “Retorno Sobre o Investimento” ou “taxa de retorno” — é uma métrica que mensura os resultados de ações e atividades com base no valor investido nas mesmas.

Seu objetivo é identificar quais ações e esforços geram resultados e que devem continuar recebendo investimento em tempo e dinheiro. Normalmente, o ROI é calculado com base em lucro e custo.

ROI = (RECEITA – CUSTO)/ CUSTO x 100

No trade marketing, a taxa de retorno reflete a relação custo-benefício de cada ponto de venda. É possível fazer o cálculo de forma segmentada para cada região ou PDV. De modo geral, o custo do ponto de venda é calculado pelo custo da hora de cada promotor, multiplicado pelo tempo que ele passa no local.

Entretanto, é preciso considerar algumas variantes como o reembolso de deslocamento do promotor até o PDV (Ponto de Venda), o custo da ferramenta de gestão e a remuneração do supervisor.

Para que serve o ROI em trade marketing?

O retorno de investimento é um indicador importante para acompanhar resultados e analisar o histórico de atividades, de modo que o gerente pense nas ações futuras com base em dados precisos e confiáveis.

Entendendo quais pontos de venda trazem mais resultados, é possível pensar em estratégias de alocação mais eficientes, otimizando o tempo dos promotores em campo. Por meio do custo do PDV o gerente poderá mensurar por que o promotor fica mais tempo em uma loja do que em outra e o quanto as visitas são importantes para o resultado de cada produto.

Por que calcular o ROI?

Ter o controle do que é investido nas ações de trade marketing e quais os resultados desse investimento é a melhor forma de mostrar valor perante a diretoria da instituição. Por isso, os gestores devem se aprofundar nos indicadores de resultados nos pontos de venda. Também é importante ter conhecimento sobre a aceitação do produto pelo público e o número de vendas.

Com esses dados em mãos, o gerente poderá repensar suas estratégias e encontrar as melhores decisões para futuros investimentos.

Como a tecnologia pode auxiliar?

Já mostramos como o cálculo do ROI é importante dentro da estratégia de trade marketing. É preciso que o gerente tenha todas as informações em mãos e saiba como calcular essa métrica.

Contudo, já é possível adotar tecnologias capazes de tornar os cálculos muito mais precisos. Por meio dos aplicativos é possível acompanhar resultados dos promotores à distância e fazer a gestão completa do time de vendas.

Com dados mais exatos, o gerente poderá criar relatórios completos mais rapidamente e com informações ainda mais confiáveis.

Ter um controle dos retornos de investimento é fundamental para entender quais estratégias devem ser abandonadas e quais devem continuar recebendo investimentos. Por isso, é preciso saber como calcular o ROI no trade marketing e buscar ferramentas que auxiliem na mensuração dos resultados.

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