A análise da concorrência no PDV é essencial para a sobrevivência da sua marca. É por meio dela que surgem os melhores insights ao observar a metodologia utilizada e o comportamento do consumidor de outras organizações. Além disso, ela ajuda a empresa a crescer e também a traçar as melhores estratégias de vendas.
Sabemos que monitorar a concorrência é um grande desafio, contudo, é fundamental para manter a sua equipe pronta para aproveitar as melhores oportunidades de negócio, mantendo-a em evolução e, consequentemente, conquistando aumento de vendas.
Essa análise deve ser feita diariamente e acompanhar alguns fatores que apresentaremos neste post. Leia para saber mais!
Verificar os preços praticados
Quando você analisa a concorrência no PDV, identifica quais são os preços dos produtos e serviços das outras organizações. Isso é importante porque, quando você cobra um valor muito maior por um produto semelhante, as chances de perder vendas são grandes.
Por isso, o seu representante, quando chega no PDV, deve analisar os preços da concorrência e reportar ao profissional de Trade Marketing, que inicia um planejamento de ações comerciais para solucionar a questão.
Analisar as ações promocionais
Normalmente, as empresas têm um calendário de marketing promocional, principalmente em períodos sazonais. Por isso, é importante analisar essas ações da concorrência e identificar a inovação, a criatividade e o empenho da equipe em proporcionar o melhor custo-benefício ao cliente.
Assim, quando o concorrente lança uma campanha promocional, você mensura o comportamento do consumidor e tira as suas próprias conclusões, identificando o que deu certo e o que deu errado na campanha. E não se esqueça de utilizar essa análise para evitar seus próprios erros.
Acompanhar os próximos lançamentos
É essencial ficar por dentro dos lançamentos da concorrência porque, certamente, se há um novo produto no mercado, houve uma pesquisa de público. E, ao direcionar esse novo produto, ele pode dar muito certo.
Esteja sempre um passo à frente do seu concorrente: estude as evoluções nacionais e internacionais do mercado diariamente para propor novas ideias de lançamentos.
Conferir como é o abastecimento dos produtos
Outro detalhe muito importante para a análise da concorrência no PDV é conferir como é feito o abastecimento dos produtos. Verifique:
- de quanto em quanto tempo os produtos são repostos;
- qual é a média de vendas daquele produto;
- os principais canais de distribuição;
- a porcentagem e o posicionamento dos produtos nas gôndolas;
- se há algum promotor entregando amostras grátis ou degustação.
Ao analisar o abastecimento, o promotor de vendas observa o campo explorado pela concorrência e identifica as ameaças do mercado, as novidades e também as tendências.
Contratar especialistas no assunto
Destacar-se da concorrência não é uma tarefa simples. Isso porque, como você notou no nosso post, é necessário muito planejamento estratégico e estudo de mercado. Por isso, a maioria das empresas contrata experts no assunto, para promover ações que encantem, e envolvam o público fazendo com que os indicadores comerciais aumentem.
Fazer a análise da concorrência no PDV é fundamental para as empresas que buscam se destacar no cenário competitivo atual. Por meio do estudo é possível identificar as principais ameaças, tendências e inovações no seu ramo de atuação para promover ações estratégicas que sejam certeiras na comunicação com o seu público-alvo.
Para isso, uma excelente alternativa é contratar uma empresa especializada focada no Trade Marketing. Se interessou? Entre em contato conosco! Será um prazer conversar com você!