O lançamento de produto no mercado não é algo simples, mas também não precisa ser um salto no escuro. Afinal, em plena era do big data e com tantas ferramentas disponíveis, é possível se munir de informações estratégicas e obter sucesso na campanha de lançamento de um produto ou solução.
Ao apresentar o novo produto, é preciso causar impacto, chamar bastante atenção para “merecer” o interesse do público. Por isso, selecionamos os 4 passos fundamentais para ajudar você a obter ótimos resultados na hora de fazer o lançamento de produto no mercado.
Antes de partirmos para a lista, ressaltamos que dois fatores são essenciais para o bom desempenho da campanha: conhecer a fundo as personas do negócio e estar em sintonia com o planejamento estratégico e com a identidade da marca. Vamos lá?
1. Crie expectativa nos consumidores
Se você tem um bom banco de dados e faz uma boa análise das informações acerca de seu público, é fácil saber o que ele espera da empresa e o que é valor para o seu cliente. Então, com base nisso, monte sua estratégia de abordagem criando expectativa no público.
Invista em teasers, mensagens que deixam no ar o que de fato vai acontecer, faça contagem regressiva e trate o lançamento como um grande feito, como um acontecimento imperdível.
Esses momentos de conquista do público e início da divulgação são chamados de pré-lançamento, normalmente, e eles são tão importantes quanto o lançamento em si, pois já abrem caminho para o diálogo e despertam previamente o interesse das pessoas.
2. Aposte nas redes sociais para o lançamento de produto no mercado
Se há uma ferramenta com alto poder de alcance e difusão, o nome dela é rede social. Portanto, use as plataformas para jogar para o mundo informações sobre o lançamento do produto, existem várias disponíveis. Você pode optar pelas mais específicas, ou seja, que estão relacionadas ao setor, ou pode seguir o caminho das mais populares, como Facebook, Instagram e Youtube. É relevante considerar:
- as características de cada rede;
- o estilo de interação com o público;
- disponibilização de anúncios pagos;
- abordagem interessante.
3. Produza vídeos criativos
Os vídeos estão cada vez mais próximos (e queridos) da sociedade. Seja pelo uso dos canais comunicativos, seja pela praticidade, o fato é que uma faixa expressiva da população está com seu smartphone na mão e esse recurso cresce a cada dia na preferência das pessoas. A previsão da Cisco é que em 2020 82% do tráfego na internet virá de vídeos.
Então, solte a criatividade e produza vídeos divertidos e informativos sobre o seu produto. Pode ser algo simples para se conectar com o público, e mais à frente você pode contar com apoio de especialistas, para aumentar a qualidade do conteúdo gerado.
4. Invista em marketing de conteúdo
E por falar em conteúdo, a produção e a gestão estratégica das informações que chegarão a seus clientes precisam ser muito bem estruturadas. É preciso criar um plano de conteúdo consistente, integrado com as demais áreas e apto a gerar conversões e vendas. O marketing de conteúdo amplia a credibilidade da empresa e a transforma em uma autoridade no mercado.
O lançamento de produto no mercado é importante para os resultados de curto prazo, mas também aos de longo prazo, que são amparados pelas ações de sucesso no lançamento — repare que os efeitos são percebidos meses depois.
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