Não é de hoje que a aliança entre o varejo e a indústria promove o sucesso da cadeia de suprimentos (desde o processo da compra da matéria-prima para a confecção do produto até o pós-venda). Por isso, compreender a relação entre varejo e indústria é primordial para o êxito do seu negócio.

Para isso, todas as etapas precisam ser coordenadas com planejamento e acertos em todas as fases. Além disso, buscar o aperfeiçoamento e a melhoria constante é fundamental para que a boa relação seja mantida, proporcionando lucratividade para as partes interessadas.

Agora que você entendeu sobre a importância da relação entre varejo e indústria, que tal conferir algumas dicas para melhorar esse vínculo? Continue a leitura e confira!

Promova uma atuação em conjunto

Por mais que você tenha uma equipe de Trade Marketing que faça todo o estudo do mercado e possibilite as melhores soluções para a venda dos seus produtos, é essencial promover uma relação entre o varejo e indústria em conjunto.

Por isso, compreenda o que eles têm a dizer e envolva todas as pessoas da cadeia de produção durante o planejamento estratégico. Esse trabalho coletivo, além de promover uma cultura participativa, faz com que todos se sintam motivados a continuar trazendo novas ideias de melhoria para todo o processo — insights que podem fazer sua empresa prosperar rapidamente.

Tenha laços estreitados com o seu público

Promova uma boa relação com sua equipe interna, fornecedores, parceiros e clientes. Esses laços se tornam fortes e são essenciais para solidificar seu negócio no mercado competitivo atual.

Busque técnicas para aumentar a confiança, fortalecer os elos da cadeia e surpreender seu público. Confira algumas ideias:

  • elabore programas de incentivo;
  • trace programas de fidelidade;
  • invista em prêmios para ideias inovadoras;
  • crie eventos de interesse do público;
  • dê felicitações e brindes em datas comemorativas e também nos aniversários.

Crie uma comunicação de forma clara e precisa

Para reduzir todo e qualquer ruído de comunicação, promova-a de maneira clara e precisa. Isso significa que todos os envolvidos no processo precisam compreender quais são os objetivos (como venda e lucros), missão, visão e valores da sua empresa.

Assim, há a certeza de que o canal de comunicação será aberto e fluído, evitando atrasos nos pedidos e mal-entendidos que impedem a perda de tempo (e também de dinheiro!). Além disso, criar uma boa comunicação possibilita:

  • mais velocidade para inserir o seu produto no mercado;
  • aumento da fidelização dos consumidores;
  • aumento das vendas;
  • aumento da satisfação do público.

Compreender a importância da relação entre varejo e indústria é essencial para o sucesso do seu negócio. Essa parceria proporciona diversos benefícios, porque possibilita maior velocidade na inserção de novos produtos e aumenta a excelência do serviço ao consumidor final. Além disso, proporciona lucros significativos para todas as partes interessadas.

Você acabou de aprender um pouco mais sobre a importância da relação entre varejo e indústria e também conferiu algumas dicas para estreitar esse relacionamento. Gostou do nosso post? Se sim, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais. Assim, seus amigos e profissionais de seu network também terão acesso a este conteúdo!