Você sabia que há vários tipos de vendedores e que é possível identificar o perfil de cada um deles com exatidão? Por isso, você precisa conhecê-los melhor para montar um time ideal para a sua empresa tendo em vista seu próprio perfil gerencial, as características do seu público e também do seu produto ou serviço.
Por esse motivo, montamos uma lista com os 5 tipos mais comuns no mercado de trabalho. É importante ficar atento a cada um deles no momento da entrevista. E, se você quiser melhores resultados, a contratação de uma equipe externa de recrutamento pode ser o ideal. Confira!
Quais são os principais tipos de vendedores?
Vendedor amigo
Sua estratégia de venda é baseada na intimidade com o seu cliente. Em vez de buscar argumentos lógicos, primeiro ele tenta conquistar a simpatia e apela para o emocional do cliente para fechar a compra.
Eles têm suas vantagens: são excelentes para fidelizar os clientes — pois muitos deles detestam relações frias — ou para convencer os indecisos que precisam de um empurrão emocional para as compras. No entanto, os “amigões” tendem a querer agradar demais e, por isso, podem não insistir tanto para evitar desgastar as pessoas.
Vendedor lógico
Esse é o extremo oposto do anterior, pois, ele não se conecta emocionalmente com o cliente e tenta convencer sempre por argumentos racionais. Por isso, eles acabam conhecendo bastante os produtos que vendem e conseguem montar um bom caso para convencer o cliente. No entanto, eles podem falhar em relação aos consumidores que precisam de um incentivo com apelo emocional.
Vendedor consultor
É um meio termo entre os tipos anteriores, pois conhecem profundamento os produtos ao mesmo tempo em que sabem a importância de motivar pelo apelo às emoções. Como primeiro passo na venda, buscam estabelecer a confiança ao mostrar a qualidade do seu produto e a preocupação com as necessidades do cliente. É um perfil melhor que os anteriores, mas pode ser tão franco em sua consultoria que acaba, às vezes, fazendo marketing para a concorrência.
Vendedor negociador
Esse tipo é o especialista em apelar para o bolso do seu cliente. Ele pode não saber tanto do produto e nem criar uma conexão de simpatia. No entanto, ele é o melhor para mostrar como sua mercadoria tem um melhor custo-benefício do que o de qualquer outro concorrente. Além disso, ele é capaz de barganhar o preço até conquistar o cliente.
Vendedor manipulador
É, certamente, o tipo mais polêmico, pois ele não terá muito escrúpulos para conseguir fechar uma venda. Se for preciso mentir, ele o fará; se precisar de um toque de sedução, ele sorrirá e atrairá; e se precisar confundir o cliente, ele não terá dúvidas. Por isso, há recrutadores que os detestam e os que adoram.
Como contratar um profissional de vendas para apresentar bons resultados?
Primeiramente, pense a respeito do perfil de gente com quem você gosta de trabalhar para evitar atritos, que são bem prejudiciais para a produtividade. Depois, analise as características do seu público-alvo e para qual tipo de argumentação ele vai se persuadir. Também, leve em consideração o argumento que seu produto ou serviço precisa de ênfase.
Então, no cara a cara, você deve verificar os pontos fortes de cada candidato e os aspectos que podem ser melhorados (e se ele está disposto a isso). Como o recrutamento é uma tarefa complexa, em que as pessoas mentem, fingem e manipulam bastante, é preciso ter bastante experiência com o processo.
Por isso, a contratação de equipes de recrutamento pode ser um grande auxílio. Elas contam com profissionais experientes no mercado capazes de identificar as necessidades de recursos humanos na sua empresa.
Além disso, têm psicólogos e entrevistadores gabaritados para identificar a veracidade das informações dos candidatos e o seu perfil de vendas. Desse modo, você pode construir uma equipe com os tipos de vendedores ideais para o seu negócio.
Ficou interessado e acha que esse serviço pode ser crucial para melhorar os resultados do seu negócio? Então, não deixe de entrar em contato com a gente.