Na última década, os canais de venda passaram por extraordinárias transformações para acompanhar e compor as necessidades do consumidor multicanal, que agora pode realizar a compra em sua loja física ou virtual.
Para entender mais sobre esse perfil, quais informações são indispensáveis e como conquistá-lo, continue a leitura deste post.
Quem é o consumidor multicanal?
Assim como a comunicação, o público também mudou. Atualmente, online e offline se alicerçam no que chamamos de multicanal. Isso quer dizer que, o processo de compra pode começar na loja física, online ou vice-versa.
Como conquistá-lo?
Antes de conquistá-lo, é necessário entender o comportamento e o desejo desse cliente que hoje usa aplicativos e redes sociais, antes de tomar uma decisão de compra. Para ajudá-lo a conquistar esse novo perfil e sair na frente da concorrência, apresentamos algumas dicas. Confira.
Unifique os canais
Oferecer diversos canais para contato é uma excelente estratégia, mas de nada adiantará se o banco de dados de cada plataforma não for armazenado de maneira integrada. Logo, para que o atendimento seja potencializado e para a melhor utilização da tecnologia é necessário contar com uma única base de informações.
Assim, a sua equipe terá acesso a todas as informações, independentemente da plataforma em que o suporte foi iniciado.
Invista em tecnologia mobile
Ter um site responsivo não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação. Isso melhora a experiência do usuário, desperta o interesse e transmite comodidade. Além disso, se for o caso, uma opção interessante é investir em um aplicativo próprio, onde o cliente pode organizar os seus interesses e receber, em primeira mão, as novidades e ofertas.
Especialize a equipe de vendedores
Se você deseja oferecer uma experiência diferente, é primordial treinar a equipe de vendas para utilizar as novas tecnologias e atender o público no ambiente online ou offline. Para mais, é importante lembrarmos que, quem já está na empresa há algum tempo, também precisa se atualizar. Isso é importante não apenas para oferecer qualidade ao serviço prestado, mas como motivação para a equipe de colaboradores.
Cuide do conteúdo
O conteúdo publicado principalmente nas redes sociais é essencial para qualquer negócio que deseje se destacar na internet. Os posts garantem engajamento entre os seguidores, atraem novos clientes, promovem a sua marca e dão autoridade sobre determinado assunto.
A relevância do conteúdo é tão grande que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group, metade da população brasileira não compra nada antes de consultar a internet.
Ofereça assistência
O atendimento não termina no momento da venda. É a partir da concretização da compra que a sua equipe pode fazer a diferença. Acompanhe o cliente em todas as etapas ou, se for o caso, até que o problema seja resolvido.
Com um consumidor multicanal cada vez mais dinâmico, é imprescindível acompanhar os seus movimentos. Dessa forma, a sua equipe estará sempre na hora e no lugar certo para atendê-lo. Sendo assim, prepare-se e coloque em prática todos os ensinamentos para turbinar os resultados do seu negócio.
Para saber mais sobre como surpreender o seu cliente, leia outro artigo e entenda como o comportamento do consumidor influencia o trade marketing.