No ramo industrial, se você quer sair na frente da concorrência, é essencial investir nos indicadores de desempenho, também chamados de Key Performance Indicator (KPI). Eles são ferramentas indispensáveis para o gerenciamento do seu negócio.
Isso porque eles têm como objetivo proporcionar mais eficiência aos processos e gerar as melhores oportunidades de negócio. Eles analisam dados que orientam o gestor sobre o andamento dos projetos, disponibilizando resultados que possibilitam uma tomada de decisão mais assertiva.
Quer conhecer quais são os 5 principais indicadores de desempenho para a indústria? Acompanhe, lendo o nosso post completo!
1. Indicadores de inventário e pedidos
Se você quer saber quais são os itens que demoram muito tempo para girar e para trazer lucros para a sua organização, precisa investir nos indicadores de inventários e de pedidos. Isso porque quando você se depara com a falta de liquidez de mercadorias que estão paradas no inventário, certamente terá prejuízos.
Ao avaliar quais são os produtos que não estão vendendo como deveriam, é possível criar um marketing promocional para promover um giro no estoque, ou até mesmo criar outras soluções pertinentes.
Você também pode observar qual é a porcentagem de backorders, ou seja, avaliar produtos que estão com atraso nas entregas — aqueles que precisam ser repostos nos pontos de venda.
2. Indicadores de produção
A sua equipe está engajada com a sua organização? Ela se mantém motivada diariamente? Produz o que deveria produzir? Não atrasa os pedidos? Ela tem todos os materiais necessários para cumprir com sucesso o seu trabalho?
São exatamente esses dados que os indicadores de produção avaliam: a produtividade dos funcionários de acordo com o tempo e a máquina que utiliza. Ele ajuda a reduzir os custos e a maximizar o lucro, porque avalia:
- quantidade de produtos feitos;
- tempo de produção;
- tempo de inatividade;
- horas trabalhadas.
3. Indicadores econômicos
Os indicadores econômicos estão relacionados diretamente aos seus resultados, avaliando os custos, as vendas e o resultado. Você pode avaliar:
- qual é a margem de lucro dos seus produtos;
- qual é o ponto de equilíbrio (mostra qual é o valor mínimo de venda para que cubra todas as despesas);
- quais são os períodos sazonais;
- qual é o valor do ticket médio.
4. Indicadores financeiros
Diferente dos outros indicadores citados até aqui, os indicadores financeiros não focam na lucratividade, mas sim, em saber o quanto de dinheiro que a organização tem em caixa e como está trabalhando com as entradas e saídas. Podem ser avaliados:
- necessidade de capital de giro;
- indicadores de liquidez;
- prazos médios de pagamento;
- prazos médios de recebimento.
5. Share de gôndola
O KPI share de gôndola tem como objetivo informar se tudo o que foi acordado na negociação com o ponto de venda, está sendo cumprido. Ele avalia a metragem, a posição e a disposição dos produtos nas prateleiras. Além disso, ele determina o quanto uma empresa tem a mais de vantagem em relação a outra.
Conhecer os principais indicadores de desempenho para a indústria é essencial para conferir o andamento do seu negócio. Com eles, você mensura se a sua empresa está crescendo da maneira que você espera ou se é preciso investir em recursos para aumentar a lucratividade.
Neste post, você conferiu os 5 indicadores de desempenho que são essenciais para a sua empresa. Agora, conte-nos: quais são os indicadores que você costuma mensurar? Deixe um comentário no post.