Certamente, você já percebeu que a disputa pela atenção do consumidor está cada dia mais acirrada. E, em paralelo, esse mesmo consumidor está ainda mais exigente com as marcas. Foi-se o tempo em que o preço ditava regras. Assim, é preciso buscar estratégias para atrair o público, criar laços e desenvolver um relacionamento duradouro. Sabia que o cross merchandising pode colaborar nesse processo? 

Além de tornar o seu PDV mais atrativo e capaz de gerar negócio, a estratégia estende-se para a experiência do cliente e consequentemente para a imagem que ele criará a respeito de sua marca. 

Para ajudar você a levar o cross merchandising para seu negócio, levantamos as 3 principais vantagens da estratégia e selecionamos os tipos mais comuns. Confira a seguir. 

Principais tipos de cross merchandising

Antes de apresentar os principais tipos de cross merchandising é relevante destacar que ele está relacionado à disposição dos produtos no PDV para estimular a compra. Configura-se, desse modo, a chamada venda cruzada (cuja aquisição de um produto só é possível se o cliente adquirir um outro produto junto). Os tipos de cross merchandising são: 

  • ações de live marketing: envolve interação entre as pessoas. Exemplo: degustações;
  • alinhamento entre produtos e perfis de cliente: de acordo com o comportamento de compra dos clientes criam-se associações de produtos. Exemplo: queijos próximos aos vinhos;
  • produtos associados a experiências: cria-se um cenário ou contexto relacionado a experiências agradáveis com os produtos. Exemplo: roupas e sapatos num cenário de festa. 

Vantagens de se investir em cross merchandising

1. Aumento do número de vendas

O cross merchandising além de estimular a compra de produtos relacionados, pode ser usado como um incentivo às vendas nos seguintes contextos: 

  • datas comemorativas e sazonalidade: destacando produtos relativos à época;
  • sugestões para o cliente: sabe aqueles produtos parados no estoque? Solte a imaginação e crie temáticas em que eles possam ser inseridos. Por exemplo: quarta da carne, fim de semana da beleza, entre outros;
  • negociação de espaços e brindes com fornecedores: já que produtos serão evidenciados, é possível unir forças com as marcas e conseguir brindes, promoções e descontos que incentivam as vendas e fluxo de clientes no PDV. 

2. Melhoria na experiência do consumidor

A ideia é trabalhar diretamente com a forma de distribuir e expor os produtos no PDV, certo? Isso oferece ao consumidor praticidade e agilidade na compra. E, afasta aquela sensação chata de “estou esquecendo alguma coisa”. 

Ao posicionar itens complementares de forma estratégica é como se o próprio estabelecimento organizasse o raciocínio de compra do cliente, fazendo com que ele encontre os produtos com facilidade. Isso gera a percepção de uma boa prestação de serviço e o conforto de não precisar se deslocar por toda a loja em busca de cada produto. 

3. Baixo custo das ações

Esse é um motivo e tanto para começar o quanto antes a praticar o cross merchandising: custo baixíssimo. Ainda que seja necessário investir em alguns materiais para PDV, a tônica é a distribuição estratégica dos produtos, não há portanto, uso de grandes orçamentos. É algo que pode ser facilmente incorporado ao dia a dia da loja. 

Está preparado para desenvolver sua estratégia de cross merchandising e dar aquele impulso nas vendas? Como você pode ver, tratam-se de ações relativamente simples e para as quais a empresa já tem todos os recursos a seu alcance. Analise o perfil do seu público e do negócio e mãos à obra! 

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