O cross merchandising é um conceito bastante utilizado por diversos PDVs. Em tradução literal, o termo significa a exposição comercial cruzada de produtos. Porém, na prática, existe muito mais a respeito disso que você vai gostar de saber.

Quer entender tudo sobre essa estratégia, além de aprender a utilizá-la para alavancar suas vendas? Então, continue conosco e descubra o potencial de dispor de produtos complementares no PDV. Boa leitura!

O que é cross merchandising?

Como você viu, o cross merchandising existe como uma estratégia para aumentar o número de vendas. Trata-se da exposição de itens de diferentes categorias, lado a lado, para melhorar o volume de saída daqueles produtos com consumo menor.

Um bom exemplo disso, é quando você encontra taças expostas no mesmo corredor onde escolhe o seu vinho favorito. Enquanto o vinho faz parte da categoria de destino, as taças são itens de conveniência, ou seja, quem procura por um bom vinho pode decidir levar uma taça para tomá-lo.

Além da comodidade no momento da compra, isso ajuda a otimizar o percurso do shopper dentro do estabelecimento. Assim, ele sai satisfeito com a sua jornada e pode incluir nas compras um utensílio que sequer estava programado.

Por que é importante para as empresas?

Em qualquer loja, existirão aqueles produtos cujo giro é menor. Por isso, é preciso pensar em estratégias que estimulem a sua venda, mesmo que os clientes não saiam de casa pensando em comprar aquele item específico. 

Assim, foram desenvolvidas técnicas de estímulo por associação que vêm se mostrando eficientes ao longo do tempo. Elas servem para incentivar o consumo por conveniência ou por impulso.

Para a loja, o cross merchandising ajuda alcançar o máximo de proveito da jornada do comprador dentro do PDV, aumentando as vendas e os benefícios gerados pare ele. Por isso, não se trata de uma simples manipulação, mas de oferecer soluções valiosas para o cliente e poder lucrar com isso.

Quais são seus principais benefícios?

Você já viu que o cross merchandising tem entre seus objetivos a satisfação dos clientes. Mas é chegada a hora de descobrir como ele ajuda a empresa. Veja!

Facilita o fluxo de loja

Quando você proporciona ao cliente a aquisição do produto exato no lugar certo, suas chances de fechar a venda são muito maiores. Por isso, é importante expor itens relacionados, mesmo que sejam de diferentes categorias, próximos uns dos outros.

Como foi citado, quando um comprador sai de casa para buscar um item, ele pode não ter planejado comprar dois ou três. Mas, ao chegar no PDV, ele percebe (por associação) que também precisa de outros produtos. Isso facilita o fluxo de clientes na loja.

Aproxima os produtos complementares

A complementaridade é um fator que facilita muito a jornada do cliente. Você já deve ter tido a experiência de entrar em uma loja para comprar um sapato e se dar conta de que não tem uma meia ideal para usar com ele somente quando viu os pares de meias expostos.

Portanto, quando você pensa em realizar uma venda para uma categoria, é preciso imaginar todas as possibilidades de complementá-la com outros produtos.

Atrai novos clientes

Não se trata apenas de aumentar as vendas. O cross merchandising pode ajudar a atrair novos clientes, afinal, quando o seu público é bem atendido, ele tende a retornar ao seu PDV, ou seja, sua experiência é tão positiva que ele acaba sendo fiel à sua marca e a recomenda para os amigos e conhecidos.

Como colocar o cross merchandising no PDV?

A primeira estratégia para um cross merchandising eficiente é que os produtos estejam, de fato, relacionados e que sejam complementares. Agregar itens aleatórios não vai ajudar em nada nas vendas.

Outro aspecto relevante é a combinação de preços. O produto complementar pode custar bem mais barato do que o principal, mas nunca mais caro. 

Se você quer aprender outras formas de colocar o cross merchandising no PDV e aumentar suas vendas, entre em contato conosco!