O planejamento de trade marketing é essencial para que sua indústria se destaque cada vez mais no mercado. Sem uma estratégia eficiente nesse sentido, você perde espaço gradativamente para seus concorrentes, uma vez que se perde o contato com seu cliente final, o qual fica mais sensível aos “ataques” das outras empresas.
No entanto, como mostraremos neste post, é possível criar um plano capaz de aproximar você de seu consumidor, otimizando a relação dele com a marca. Para isso, serão necessárias ações de análise de mercado e de público, além de um plano de trabalho eficaz. Se você ficou interessado, então, não deixe de ler o nosso post até o final!
1. Analise a indústria
Primeiramente, você deverá entender o contexto no qual sua indústria está inserida no mercado. Tudo começa com a análise da situação econômica: o país está crescendo? O comércio tem acompanhado as tendências nacionais? Como está o cenário da sua região? E o do seu setor?
Feito isso, identifique quem são seus concorrentes diretos e indiretos. E então, inicie uma análise profunda deles, abordando os seguintes pontos:
- Como eles estão crescendo?
- Qual é a fatia do mercado conquistada por eles?
- Qual segmento do público eles atingem?
- Quais são suas ações de trade marketing?
2. Analise o shopper
O shopper é seu comprador direto, e não as lojas que distribuem seus produtos. Para isso, será preciso conhecer bem o público. Ou seja, o tipo de produtos que ele deseja, os benefícios a que eles são mais sensíveis, qual o tipo de apelo de marketing mais eficaz etc.
Além disso, é importante fazer uma segmentação profunda em relação ao sexo, idade, poder de compra etc. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado ou análise de interações com os anúncios no Google e nas mídias sociais — essas informações serão a base da estratégia.
3. Analise o canal
Você deve se lembrar de que cada canal de venda tem suas especificidades e as ações de marketing devem se adaptar. Por exemplo, há fabricantes que têm um canal de vendas próprio na Internet? Que tipo de promoção é ideal para esse caso? Descontos cumulativos com a quantidade de produtos, frete grátis?
Outra estratégia é fazer parcerias com as lojas que distribuem seus produtos. O varejo pode ser um aliado essencial, e para isso, você buscaria alguns parceiros estratégicos, que podem ser alguma rede de lojas ou de supermercado, e diria para fazer uma promoção específica para sua marca. Então, você ficaria responsável pela estratégia e o varejista ajudaria a colocar em prática.
4. Defina os objetivos do planejamento de trade marketing
Sem objetivos, você tomará uma série de ações sem saber aonde quer chegar e, consequentemente, o trade marketing se torna ineficaz. Para criar objetivos precisos e reais, siga o método SMART, que diz que eles devem ser:
- específicos;
- mensuráveis;
- atingíveis;
- realistas;
- temporizáveis.
Entre os objetivos, podemos citar o aumento das vendas de X% em X meses, com tais ações de trade marketing.
5. Elabore um plano de ação
O plano de ação é a saída do seu plano de trade marketing do papel. Para isso, você deve criar uma “receita de bolo”, detalhando cada passo a ser tomado. Você deve identificar a ação, as datas, os responsáveis, o orçamento, os objetivos, os resultados esperados etc.
6. Implemente, monitore e revise
Depois disso, é “colocar a mão na massa”, monitorando constantemente os resultados para verificar se eles estão de acordo com a expectativa dos objetivos iniciais. Caso não estejam, não há problema se você quiser revisar seu plano, mudando algumas ações ou metas que se provaram irrealistas, por exemplo.
Você percebeu como é complexa a tarefa de fazer um planejamento de trade marketing eficiente? É por isso que sua empresa deve sempre contar com mão de obra qualificada. Por essa razão, pode ser uma excelente ideia terceirizar essa parte da estratégia e contratar empresas especializadas, elas serão as melhores para conduzir o trade marketing.
E, então, quer melhorar os resultados da sua empresa com as ações de trade marketing? Então, entre em contato com nossa empresa!